Jogos e Brincadeiras
AUTORA
Professora Denise Cristina Pacheco, quarto e quinto anos
Durante as últimas semanas, foi desenvolvida na Escola Municipal José Alexandre Sávio uma atividade pedagógica com os estudantes dos 4ºs e 5ºs anos, tendo como tema central “Jogos e Brincadeiras”.
A proposta contemplou diversas etapas que permitiram aos estudantes exercitar tanto a criatividade quanto a organização. Entre as fases realizadas, destacam-se:
elaboração de um planejamento com check-list;
definição e pesquisa do brinquedo ou jogo a ser confeccionado;
levantamento e recolhimento dos materiais necessários;
criação do design do jogo;
confecção propriamente dita;
testes para verificar a funcionalidade;
demonstração e socialização dos resultados com os colegas.
O engajamento dos estudantes foi expressivo. As equipes se organizaram de forma autônoma, demonstrando responsabilidade na divisão de tarefas e criatividade na escolha dos jogos. Muitos grupos, inclusive, confeccionaram mais de um jogo, evidenciando entusiasmo e dedicação.
Além do aprendizado prático, a atividade proporcionou o desenvolvimento de competências importantes, como organização do tempo, planejamento, trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento criativo. O momento de socialização também foi muito significativo, pois todos puderam brincar, interagir e valorizar o trabalho coletivo.
A atividade se mostrou extremamente positiva, unindo aprendizagem, cooperação e diversão, reafirmando o potencial pedagógico dos jogos e brincadeiras no processo educativo.
Professora Denise Cristina Pacheco, quarto e quinto anos
Durante as últimas semanas, foi desenvolvida na Escola Municipal José Alexandre Sávio uma atividade pedagógica com os estudantes dos 4ºs e 5ºs anos, tendo como tema central “Jogos e Brincadeiras”.
A proposta contemplou diversas etapas que permitiram aos estudantes exercitar tanto a criatividade quanto a organização. Entre as fases realizadas, destacam-se:
elaboração de um planejamento com check-list;
definição e pesquisa do brinquedo ou jogo a ser confeccionado;
levantamento e recolhimento dos materiais necessários;
criação do design do jogo;
confecção propriamente dita;
testes para verificar a funcionalidade;
demonstração e socialização dos resultados com os colegas.
O engajamento dos estudantes foi expressivo. As equipes se organizaram de forma autônoma, demonstrando responsabilidade na divisão de tarefas e criatividade na escolha dos jogos. Muitos grupos, inclusive, confeccionaram mais de um jogo, evidenciando entusiasmo e dedicação.
Além do aprendizado prático, a atividade proporcionou o desenvolvimento de competências importantes, como organização do tempo, planejamento, trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento criativo. O momento de socialização também foi muito significativo, pois todos puderam brincar, interagir e valorizar o trabalho coletivo.
A atividade se mostrou extremamente positiva, unindo aprendizagem, cooperação e diversão, reafirmando o potencial pedagógico dos jogos e brincadeiras no processo educativo.
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